segunda-feira, 12 de julho de 2010

cinco anos

estava aqui mesmo onde estou agora, faz hoje cinco anos. havia mais livros pelas prateleiras, uma expectativa bem ansiosa no peito. ao fim de uma série de meses, finalmente, teríamos a porta aberta para receber os nossos amigos, os antigos e os que se começaram a fazer nesse momento. faz hoje cinco anos, nascia também uma revista por onde haveriam de passar muitos nomes, muitas letras, muita gente. há cinco anos estava tudo, apenas a começar.
não sabíamos bem por onde íamos. mas não nos passaria pela ideia crescer o que crescemos, fazer o que fazemos. as coisas foram, no entanto, tomando o seu rumo natural. vendemos os primeiros livros, aprendemos melhor como se transforma uma livraria numa coisa da qual se vive, editámos, criámos novos projectos culturais para várias cidades, um projecto de turismo cultural, crescemos muito no espaço e na internet, passámos a ser reconhecidos.
não sei explicar melhor as coisas que me foram acontecendo. as conversas que tive, as pessoas que conheci, os livros que vi sair da gráfica, transformados de ideias em coisas de papel. não sei explicar melhor como se cresce enquanto homem, com a possibilidade de tocar e sentir tanta gente e tanta ideia à nossa volta. como nos tornamos diferentes e percebemos coisas que nos eram estranhas anteriormente. também não sei como explicar melhor as dores e os choros que cinco anos nos provocam.
estava aqui mesmo onde estou agora, faz hoje cinco anos. mais daqui a pouco estarei lá em baixo, a apresentar mais uma revista (a sexta), a festejar mais um ano que se completa. cinco anos passam muito depressa quando não paramos para pensar neles. os cinco anos são assim. quase nos fazem esquecer o momento em que abrimos a porta, aquilo que sentimos nesse dia. mas faz hoje cinco anos. e eu só sei que vamos continuar por aqui.