sábado, 26 de junho de 2010

um olhar: grupo a

é preciso ver o uruguai jogar para acreditar naqueles rapazes - dentro da realidade sul-americana, parecem ser eles quem melhor conjuga uma forma de equilibrar sistema defensivo e ataque fantasioso. na equipa uruguaia há também uma grande solidariedade entre todos os elementos em campo (o que é de estranhar, sendo um deles o forlán) e foi, sem dúvida, um vencedor com mérito.
o méxico joga muito devagar, o que poderá ser positivo ao enfrentar adversários que sejam claramente favoritos (veja-se a frança). ainda assim, custa a crer que um guarda-redes como óscar pérez pode seguir para os oitavos.
vão ser precisos muitos anos para que a áfrica do sul volte a sair de um mundial com quatro pontos na fase de grupos. o empenho e a dedicação da equipa, liderada por dois/três jogadores de nível médio para um mundial foram as armas que, ou muito me engano, eles não voltarão a conseguir usar fora de casa.
quanto à frança, pouco há a dizer para o que se viu dentro de campo. o facto do treinador estar fora de prazo não explica tudo. pouco sobrará da vergonha que foi, para os franceses, este mundial.