sábado, 26 de junho de 2010

um olhar: grupo g

o brasil venceu este grupo em serviços mínimos, pareceu sempre que não estavam dispostos a gastar energias a mais para passar esta fase. o seu futebol cinzento depende em demasia dos rasgos de jogadores como kaká, robinho e luís fabiano, mas também não será fácil que alguém ultrapasse a muralha defensiva da canarinha (mesmo que cometam vários deslizes por jogo...). não se é campeão sem sorte, e o brasil vai precisar dela para ganhar mais esta copa. mas, o que se viu nesta primeira fase, é que não haverá nenhuma equipa que poderá dizer que é muito melhor do que as outras.
se me perguntarem se eu gostei do portugal de queirós, a minha resposta será simples e directa: não. mas o que aconteceu foi algo que o próprio queirós não acreditaria que acontecesse: portugal anda com sorte. jogando dois dos jogos em retenção e com um calculismo exagerado, portugal empatou com os seus adversários directos, tendo-se ultrapassado a si própria na goleada que impôs à coreia do norte. portugal tem em eduardo, raul meireles e fábio coentrão três dos jogadores mais regulares deste mundial e, como se sabe, tudo é possível com cristiano ronaldo em campo. passa com justiça e sem sofrer golos: algo que poucos esperavam no início do campeonato.
a costa do marfim foi uma equipa com cara de eriksson: nem acima nem abaixo das suas expectativas. não me lembro de, nos últimos dez anos, eriksson ter sido capaz de surpreender seja quem for: joga certinho na defesa, nem sempre opta bem nas escolhas ofensivas que faz, tem dificuldade em ler o jogo do banco. drogba sem medo fez falta, mas gervinho não foi suficientemente explorado (e era o melhor jogador em condição física que a costa de marfim tinha no seu grupo). não saem envergonhados, mas podiam ter lutado mais.
a coreia do norte sonhou contra o brasil. como eu previa, eles iam dar tudo para surpreender no primeiro jogo, a partir daí seria difícil conseguirem algum resultado positivo. saem do mundial como a pior defesa (com o dobro de golos sofridos da segunda pior defesa), sem que a sua estrela tenha marcado algum golo, sem que a sua disciplina tenha impressionado para além da primeira jornada. foram a pior equipa deste mundial e fazem-me acreditar que o devem a josé peseiro (só uma equipa treinada por ele poderia acabar eliminada por uns coreanos tão frágeis).